Fissuras e trincas em edificações, provavelmente alguma vez na sua vida você já se deparou com essas patologias em alguma edificação. Mas você sabia que a classificação de Bfissuras e trincas é diferente? Na verdade essas classificações já foram alteradas diversas vezes nas normas Brasileiras, entretanto, recentemente a ABNT NBR 13755 – Revestimentos cerâmicos e paredes externas com utilização de argamassa de fachadas colante, em sua revisão de 2017, diz que:

ABNT NBR 13755 – 3.17 fissura seccionamento na superfície ou em toda a seção transversal de um componente, com abertura capilar, provocado por tensões normais ou tangenciais. As fissuras podem ser classificadas como ativas (variação da abertura em função de movimentações hidrotérmicas ou outras) ou passivas (abertura constante).

ABNT NBR 13755 – 3.40 trinca expressão coloquial qualitativa aplicável a fissuras com abertura maior ou igual a 0,6 mm.

Fissura em alvenaria de escada
Fissura em canto de janela

A abertura de trincas ou fissuras pode significar um aviso prévio da estrutura para algum tipo de problema na edificação, entretanto é importante ressaltar que não podemos dizer que o tamanho das fissura é proporcional a sua gravidade, sendo assim, é muito importante consultar um Engenheiro Civil habilitado para encontrar a origem dessas patologias e monitora-las para saber de fato o que esta acontecendo.

Fissuras entre pilar e laje
Fissuras em cantos de portas

Essas patologias podem surgir por diversos fatores, como por exemplo, dilatações térmicas, deficiência ou falta de amarrações nas alvenarias e/ou vergas e contra vergas em portas e janelas, vibrações excessivas. Ou até mesmo casos mais graves onde há recalque diferencial na estrutura, erros na execução, concreto de baixa resistência e/ou armadura inadequada, entre outros. Ou seja, podem ser estruturais ou não.

Ainda, as trincas e fissuras podem aparecer em diferentes direções e ângulos, essa informação é muito importante para o profissional contratado, pois através disso ele poderá identificar suas causas, origem e recomendar a melhor solução para cada situação. 

O autor: Engenheiro Civil, especialista em gestão de projetos. Atualmente é sócio proprietário da empresa Santo & Neto Engenharia Civil, na cidade de Flores da Cunha, Serra Gaúcha. Atua na área de Laudos e Perícias técnicas de engenharia, desde 2019.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.